quinta-feira, 4 de agosto de 2011

nós, as que (nos) enganamos

Quantas mulheres se escondem atrás do físico?
Não, isto não é um post sobre a beleza (pré-fabricada ou natural) feminina; isto é um post sobre a atitute feminina face à beleza (pré-fabricada ou natural) masculina.
Não está cientificamente provado mas, se pensarmos bem, é mais natural vermos mulheres bonitas com homens feios, do que homens bonitos com mulheres feias. E não, isto não tem nada a ver com o facto de os homens ignorarem qualquer tópico de conversa quando confrontados com um decote.
Conheço quem diga que é por uma questão de aumento do ego feminino, enaltecido pela falta de beleza do parceiro. Conheço também quem diga que é porque as mulheres ligam menos ao físico do que os homens. Conheço ainda quem diga que quem feio ama bonito lhe parece. E aqui é que entra a verdade absoluta.
Uma mulher, bonita ou não, faz a sua pré-selecção dependendo do objectivo da sua procura: uma noite de cama ou uma vida de amor. E apesar de muitos poderem pensar que é mais fácil encontrar uma noite de cama, às vezes o que nos aparece é uma proposta de vida de amor que temos de educadamente recusar.
Trocando por miúdos: as mulheres escolhem homens bonitos por os julgarem vazios. Por julgarem que, ao enaltecer a aparência, se descuram do resto - tornando por isso impossível que elas se apaixonem. Assim, à noite de cama sucedem-se outras noites de cama, mas nunca um dia de partilha, um fim de tarde romântico, uma vida a dois. Ao escolherem a embalagem, as mulheres enganam-se a si mesmas por julgarem que esta nunca poderá conter nada de interessante, a não ser a sua atractiva imagem.
No fundo, é uma segurança, e só prova que tanto homens como mulheres ligam ao físico da mesma forma. Homens e mulheres fazem a sua escolha consoante o objectivo da mesma. E é por isso que, quando vemos mulheres bonitas com homens feios, não conseguimos parar de pensar que, de facto, terá de haver mais qualquer coisa ali; se ela escolheu não escolher a beleza, então esse não é o factor decisivo - mas, infelizmente, nada nos garante que em vez de uma vida de amor, não sobrem apenas algumas noites de cama para contar a história de um amor que nunca aconteceu.

1 comentário: